18 de maio de 2009

Grécia: Atenas

Atenas é considerada o "berço da democracia". Foi, assim como Esparta, uma das principais cidades-Estado da Grécia e ambas lutavam pela hegemonia na região.

No período Arcaico, quando houve o crescimento das cidades-Estado gregas, Atenas passou por transformações econômicas, como o alto desenvolvimento do comércio exterior, devido às inúmeras colônias fundadas nas ilhas do Mar Egeu e litoral da região que atualmente constitui a Turquia. Ocorreu também transformações sociais, já que os thetas, os mesmos que antes não possuiam terras, desenvolveram atividades comerciais e artesanais, garantindo aumento do seu poder na sociedade; os georgois se endividaram com os eupátridas e tornaram-se escravos para pagar as dívidas, além de terem perdido suas terras; os eupátridas enfim, continuaram constituindo a aristocracia ou elite da cidade. Surgiu, então, uma nova classe social, a dos comerciantes e artesãos, que passaram a pressionar os aristocratas e exigir poderes políticos. Formando-se o partido popular e aristocrático, ambos contrário ao outro.
* Relembre sobre os eupátridas, georgois e thetas, lendo o texto "Grécia: Período Pré-Homérico e Homérico".

O partido popular exigiu, primeiramente, que todas as leis devessem ser escritas, pois as mesmas eram orais. Foi então que os aristocratas encarregaram Drácon de redigir a legislação ateniense. Mas este legislador foi muito severo e rígido, sendo então substituído por Sólon, quem deveria realizar uma reforma.
As propostas de Sólon foram as seguintes:
Econômicas - Proibição da venda de cereais para o exterior; estímulo ao comércio; instituição de uma moeda única; incentivo a vinda de artesãos estrangeiros.
Sociais - Redução da herança do primogênito; fim da escravidão por dívidas.
Políticas - Acabar com o monopólio do poder pelos aristocratas; implantação de um regime político, em que o cidadãos devessem participar de áreas políticas proporcionais à sua situação econômica.

Estas propostas não foram integralmente realizadas, pois os aristocratas não permitiram, já que eles perderiam altos poderes. Sólon acabou sendo expulso da cidade e Psístrato assumiu ilegalmente o poder.

Psístrato implantou uma nova fase na política ateniense, conhecida como Tirania. Seu objetivo era estabelecer um equilíbrio significativo entre as classes sociais, foi por isso que dividiu as terras não cultivadas dos aristocratas entre os camponeses. Além disso, construiu várias obras públicas, incentivou o comércio marítimo e as artes.
Com sua morte, seus dois filhos assumiram o poder e foram extremamente autoritários, ocorrendo perseguições e crueldades. Consequentemente, um foi morto e o outro deposto e exilado de Atenas.
Os aristocratas, então, colocam Iságoras no poder. Este sofreu forte oposição dos grupos populares e por este motivo, teve a "brilhante" ideia de pedir proteção aos ESPARTANOS, os grandes inimigos de Atenas. Isto gerou uma imensa revolta e Iságoras foi rapidamente expulso junto com os espartanos da cidade, por Clístenes.

Clístenes torna-se a partir de então, o responsável pelo poder na cidade e implanta uma grande reforma. Esta reforma foi chamada de democracia.

A democracia foi um regime de governo em que todos os cidadãos tinham direitos políticos e podiam participar diretamente das Assembleias. Considerado "pai da democracia", Clístenes procurou diminuir a influência das famílias aristocratas dividindo o território em demos, os quais eram pequenas comunidades autônomas. Posteriormente foram criadas dez tribos. O principal órgão político era a Eclésia ou Assembleia dos Cidadãos, a qual votava as leis preparadas, anteriormente, por um conselho.
Para manter a democracia, Clístenes implantou o ostracismo, isto é, uma política em que obrigava os maus cidadãos a se retirarem da cidade. Isto era decidido na Eclésia, se o mau cidadão recebesse a maioria dos votos a favor de seu exílio, este perdia direitos políticos, mas não seus bens e ficava afastado da cidade por dez anos. Quando voltasse receberia seus direitos de volta.
Obs.: A primeira imagem representa a gloriosa cidade antiga de Atenas, com vista para o Parthenon. A segunda imagem representa Clístenes, o "pai da democracia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário