17 de junho de 2009

Roma: A Expansão Republicana

Roma possuía um grande instrumento responsável por suas grandes conquistas expansionistas, isto é, o Exército. O qual era muito bem preparado para dominar outros povos.

O primeiro grande momento de expansão romana foi a conquista de toda a península Itálica. Um processo que durou mais de 230 anos para se completar. A conquista da península foi alcançada a partir da anexação de vários povos vizinhos e de seus territórios, como a Etrúria, Gália, Tarento e planície da Campânia. Após isso, conquistou regiões até o Oriente Médio.

Os romanos possuíam vários talentos, principalmente nas áreas de direito e engenharia, como a construção de edifícios e termas. Durante as campanhas militares, isto é, operações de guerra, os soldados romanos construíam estradas com até 12 metros de largura. Primeiro colocavam fogo na área vegetal, após isso colocavam blocos de pedra sobre a areia e depois cobriam com uma mistura de cascalho e cimento. As estradas eram encurvadas para que a água da chuva fosse drenada. Havia trânsito de tropas militares, carroças puxadas por bois e viajantes a cavalo. Resumindo, as estradas cortavam todo o território romano e representaram um grande meio para o deslocamento das tropas e o transporte de recursos necessários às conquistas.

As campanhas militares eram longas e necessitavam da rapidez e eficiência dos soldados para montar e desmontar os acampamentos, entre outras tarefas relacionadas.

Quando os romanos foram em busca de novos territórios além da península, a situação interna da cidade estava bastante estável, já que patrícios e plebeus haviam resolvido várias questões sociais. Dentro deste contexto, o grande alvo de Roma passou a ser a cidade de Cartago, uma antiga colônia fenícia que dominava o comércio no Mar Mediterrâneo. Os cartagineses comercializavam tecidos, perfumes, pedras preciosas, marfim, ouro, trigo, além de possuírem uma forte frota naval e um exército em terra. A luta contra Cartago ficou conhecida como Guerra Púnica, ocorrendo três destas:
Primeira Guerra Púnica - Os romanos lutam pela ilha da Sicília e vencem. Os cartagineses, então, foram forçados a indenizá-los pela guerra, além de terem de entregar a Sicília, Córsega e Sardenha.
Segunda Guerra Púnica - Os romanos conseguem o controle sobre o norte da África e sul da Espanha, exceto a cidade de Cartago e o Reino da Numídia.
Terceira Guerra Púnica - Roma e Cartago se enfrentam novamente e Cartago é completamente devastada pelos romanos.
Durante o mesmo tempo, os romanos estavam envolvidos em batalhas no Mediterrâneo Oriental. Haviam invadido a Macedônia, já que a mesma havia apoiado Cartago durante a Segunda Guerra Púnica, e deram a independência às cidades-Estado gregas. Mais tarde, concluíram a conquista da Macedônia e a Grécia, conquistaram a Síria, Ásia Menor, Gália, Israel, Egito...

Consequências das conquistas:
O comércio ligava Roma e suas províncias por toda a costa do Mediterrâneo, o que propiciou o desenvolvimento de atividades agrícolas ali. Sendo que na própria península Itálica, a agricultura estava em recessão, já que os camponeses plebeus tinham sido convocados para atuarem nas guerras.

Com o desenvolvimento do comércio, surgiu uma classe de comerciantes, banqueiros e cobradores de impostos, conhecidos como homens novos ou cavaleiros. Os patrícios empobreceram, pois eram dependentes da exploração rural, e tiveram de manter seu nível social, apenas, a partir dos cargos públicos que exerciam. O número de escravos aumentou e a plebe foi marginalizada, a qual passou a ser sustentada pelos homens novos e pelo Estado. O Estado, então, criou a política do Pão e Circo para entreter a plebe. Esta política consistia na distribuição de pão e apresentação de espetáculos circenses gratuitamente, assim o governo alienava os plebeus à fim de se evitarem grandes revoltas populares.
Geralmente, os plebeus trabalhavam para os mais ricos em troca de alimento, passando a se igualarem a situação dos clientes. Sendo que a população de escravos só aumentava, tornando-se mais baratos, e eram considerados inferiores.

Com as conquistas no Oriente e da Macedônia, os romanos entraram em contato com uma nova cultura, a helenística. O Exército sofreu modificações, como a profissionalização dos soldados, que passaram a receber salários. O Exército cada vez mais interferia nos assuntos políticos de Roma.
A Repúbllica começa a dar sinais de fraqueza, pois não suporta mais o grande tamanho do território e passa a se desintegrar.
Obs.: A primeira imagem representa a cidade de Roma em algum período da República, a segunda mostra uma cena da Guerra Púnica e a terceira imagem mostra o total território romano conquistado nas guerras, o qual a República não foi capaz de suportar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário