25 de setembro de 2009

Renascimento

O Renascimento surgiu com a crise do feudalismo, e desenvolveu-se, principalmente, na Itália. Foi um vasto movimento que mobilizou a área comercial, urbana, cultural, artística, científica...

O Renascimento buscava a valorização dos ideais clássicos (greco-romanos). Estudava a mentalidade da era clássica e se opunha totalmente as ideias medievais de coletividade, teocentrismo, misticismo e qualquer outra coisa que não podia ser explicada. Os renascentistas valorizavam a razão e acreditavam que a ciência era a única capaz de explicar os fenômenos naturais, ou seja, a única que podia expressar a verdade.

Determinou que o homem era a medida de todas as coisas, sugerindo o ideal antropocêntrico, valorizou a individualidade e defendia a burguesia.

Existem outros movimentos inseridos no contexto renascentista, como o Naturalismo, em que o homem passou a observar as forças naturais, negando a realidade que não estivesse relacionada a natureza e suas leis; o Hedonismo, que buscava os prazeres humanos; e, principalmente, o Humanismo, que era um conjunto de ideias que valorizavam o homem. Os humanistas buscavam em bibliotecas, documentos e arquivos escritos durante a Era Clássica e se aproximaram muito dos filósofos gregos. Opuseram-se a concepção teocêntrica e valorizaram a base renascentista, o antropocentrismo.
Obs.: A imagem representa o "Homem Vitruviano", obra de Leonardo da Vinci. É a obra que conduziu o Renascimento Italiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário