18 de junho de 2009

Alto Império Romano

O Império é uma fase política posterior a República. E Caio Otávio foi o primeiro imperador.
Ao retornar do Egito com seu poderoso exército, Caio Otávio assume o poder em Roma e ganha vários títulos do Senado, entre os quais destacam-se: Pontífice Máximo, em que recebe o poder de chefiar a religião; Princeps Senato, ganhando o poder de governar o próprio Senado; Imperator, título concedido aos generais vencedores; e Augusto, título destinado aos deuses e que permitia Otávio escolher seu sucessor. A partir de então, Caio Otávio fica conhecido como Otávio Augusto.

Além dos títulos e poderes recebidos pelo Senado, ele exercia o comando do Exército e tinha o direito de indicar os governadores das províncias. Esta fase é chamada de Principado, onde Otávio Augusto mantinha na política as aparências republicanas, apesar de possuir poder absoluto e autoridade de imperador.

Augusto reorganizou as províncias, dividindo-as em militares e civis. Além de indicar seus governadores e implantar a Pax Romana, isto é, a presença do exército dentro das províncias, à fim de garantir os interesses romanos. Essa reorganização levou à redução da autonomia das províncias.
Criou um sistema de impostos controlado pelo Estado.
Na área social, criou um sistema que se baseava na renda de cada um, acabando com a tradicional superioridade pertencente apenas aos patrícios. Este sistema, denominado censitário, consistia na seguinte classificação:
Os mais ricos (que possuíam mais de 1 milhão de sestércios - moeda da época) - Pertenciam à Ordem Senatorial e detinham de privilégios políticos. Usavam a cor púrpura (vermelho arroxeado) para se diferenciarem.
Os mais pobres (que possuíam acima de 400 mil sestércios) - Pertenciam à Ordem Equestre e detinham menos privilégios. Usavam a cor azul.
Abaixo deste patamar, ninguém possuía direitos políticos.
Em seu governo, Augusto procurou diminuir as influências culturais gregas e orientais que dominavam Roma; estimulou o Hedonismo, isto é, a busca pelo prazer; procurou reduzir a importância de se cultuar os deuses místicos orientais; e tentou resgatar os valores morais do passado agrário de Roma.

Escolheu seu filho adotivo, Tibério, seu sucessor. Sendo que posteriormente as escolhas de sucessão seriam feitas pela Guarda Pretoriana, uma espécie de tropa de elite.
Após o reinado de Otávio Augusto, seguiram-se várias dinastias, isto é, geração de reis de mesma família, que governaram o Império Romano.

Obs.: A primeira imagem representa o primeiro imperador romano, Otávio Augusto; e a segunda mostra o sucessor Tibério.






Nenhum comentário:

Postar um comentário