20 de outubro de 2009

Ciclo Ocidental - Espanha

Como visto anteriormente, a formação dos Estados Nacionais de Portugal e Espanha estão ligados à Guerra da Reconquista, em que os cristãos expulsaram os mouros da Península Ibérica. Ao longo desta guerra, a península foi sendo dividida em territórios cristãos e mulçumanos, até a expulsão total dos mouros do reino de Granada em 1492.
Antes da unificação espanhola, Portugal já possuía uma forte Monarquia Nacional e lançava-se ao mar.
A Espanha atrasou-se nas navegações em relação a Portugal pois ainda não possuía um Estado forte e centralizado. O que só foi superado em meio à Guerra da Reconquista, com o casamento dos 'reis católicos' Fernando de Aragão e Isabel de Castela, os quais unificaram os diversos reinos ali existentes sob uma centralização monárquica espanhola. A consolidação do Absolutismo espanhol ocorreu durante o reinado de Carlos I, neto dos 'reis católicos'. Foi em seu governo que a América fora conquistada.

Como os portugueses buscavam o Oriente navegando em sentido oriental, sobrou aos espanhós navegar em sentido ocidental. Cristóvão Colombo defendia a ideia de navegar para o ocidente, mas foi recusado pelo rei D. João II de Portugal, desta forma procurou os 'reis católicos' e conseguiu apoio e financiamento.
Em 1492, Colombo chega a América, abrindo a grande oportunidade de se formar um Império espanhol.
Os portugueses sabendo das descobertas espanholas, tratam de demarcar limites entre os dois.
Em 1493 é proposta a Bula Inter Coetera, que definia uma linha imaginária a 100 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde, as terras a oeste desta linha seriam da Espanha e a leste, de Portugal.
A demarcação não foi aceita pelos portugueses, já que os mesmos ficariam apenas com água do oceano. Então, em 1494, é assinado o Tratado de Tordesilhas, definindo-se que uma linha imaginária a 370 léguas a oeste de Cabo Verde dividiria as terras espanholas do oeste das terras portuguesas do leste.
Na primeira fase de exploração da América, destaca-se a descoberta de Porto Rico, Jamaica, Cuba, a Bacia do rio Mississipi e o rio da Prata. Mas o mais interessante era a descoberta de regiões ricas em metais preciosos.
Com grande poderio bélico, Fernão Cortês dominou o Império Asteca e garantiu o transporte de metais preciosos para a Espanha, mais tarde fora conquistado o Império Inca por Francisco Pizarro, entre outras regiões.
As conquistas militares e religiosas (Companhia de Jesus) desestruturaram toda a organização social dos nativos, e violentamente, a presença europeia fora imposta aos indígenas. O poeta chileno Pablo Neruda fez a seguinte frase que resume este contexto histórico: "A espada, a cruz e a fome dizimaram a família selvagem."
Obs.: A primeira imagem representa o momento em que os mouros, do lado esquerdo, rendem-se aos cristãos, na Guerra de Granada; a segunda mostra o navegador Cristóvão Colombo, o 'descobridor' da América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário