24 de agosto de 2009

Formação do Feudalismo


A Idade Média inicia-se com a queda do Império Romano do Ocidente e termina com a tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453. Este período é dividido em Alta Idade Média (século V ao XII), caracterizada pela formação do Feudalismo e Baixa Idade Média (século XII ao XV), caracterizada pela transição do Feudalismo ao Capitalismo.

  • A origem da Idade Média está relacionada à ruralização da economia romana, devido às crises urbanas pela qual Roma estava passando. Com a redução das conquistas militares, houve uma grande queda do número de escravos, agravando a crise nas grandes propriedades. Para tentar solucionar o problema, antigos escravos libertos e camponeses livres passaram a trabalhar em uma nova relação de produção, conhecida como colonato, baseada no trabalho do colono, isto é, trabalhadores juridicamente livres, mas que eram presos à terra, pois cultivavam para o proprietário tendo direito a casa e um pequeno lote de terra. Com as invasões bárbaras e a alta dos preços alimentícios, hove um aumento do processo de êxodo urbano, ou seja, a saída da cidade para o campo. A população passava, então, a viver em villas, as quais eram um centro rural auto-suficiente, dirigidas por um senhor, o qual tinha grande poder sobre seus moradores.
  • A origem Medieval também está relacionada à expansão islâmica, que chegou até a Península Ibérica. Exerceu seu domínio nas regiões conquistadas e dominou o Mar Mediterrâneo. Isto impossibilitou o comércio europeu pelo mar, levando-os para o campo, firmando o processo de ruralização.
  • Os normandos, povos do norte, que ficaram conhecidos como vikings, invadiram fortemente a Europa, saqueando diversos lugares. Isto gerou medo entre a população, que foi buscar proteção nos castelos.
* Todos estes motivos citados acima levaram a população europeia a se refugiar nos campos, próximo aos castelos de senhores poderosos (senhores feudais), que lhe dariam proteção em troca da servidão dos mesmos. Por esta razão o poder central foi bruscamente reduzido e as villas tornaram-se verdadeiros feudos. Sendo assim estas, as características do período da Alta Idade Média.


Surge, então, o Feudalismo. A sociedade estava resumida no poder econômico e político do feudo, o qual era a unidade de produção, constituído, geralmente, por uma terra de extensão variável, podendo ser um castelo.

A economia feudal era baseada na agricultura e pastoreio, não havia a ideia de lucro e nem circulação monetária, haviam apenas trocas de produtos. A produção era auto-suficiente e baixa, atendendo apenas as necessidades dos habitantes.
As terras do feudo eram divididas em Manso Senhorial, de uso exclusivo do senhor; Manso Servil, as ocupadas pelos camponeses e Terras Comuns, formadas por pastos, bosques e prados.
Como o uso da terra era constante, o seu gasto era rápido, então, fora adotado um sistema de plantio que consistia em deixar uma parte da terra descansando durante um ano, depois de utilizá-la por dois anos.


Haviam diversas obrigações servis. Dentre as principais são:
Corveia - Dias de trabalho nas terras do senhor.
Talha - 50% da produção do servo era direcionada ao senhor feudal.
Banalidades - Imposto pago em produto pela utilização de benfeitorias do feudo, como moinhos, fornos e moradias.
Mão-morta - Imposto pago pelo servo quando arrendava terras, isto é, alugava terras para sua renda.

Obs.: A primeira imagem representa a vida típica da Alta Idade Média e a segunda imagem mostra um tradicional castelo medieval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário