19 de maio de 2009

Grécia: Período Clássico

O período Clássico se inicia no século VI a.C. e foi marcado pelas Guerras Médicas e posteriormente por inúmeros conflitos entre as cidades gregas, a fim de conquistar a supremacia sobre todo o território da Grécia.

A Pérsia, civilização localizada na região que corresponde ao atual Irã, estava no auge de sua expansão quando avançou sobre a Grécia pela primeira vez. Inicialmente impôs às colônias gregas da Ásia Menor, altos impostos. Ocorreram revoltas e Atenas auxiliou uma das cidades dessa região, mas não foi o bastante para resistir a total destruição causada pelos persas.

Consequentemente, isso acarretou ao descontentamento de todo o povo grego. Os persas, então, aproveitando-se da inimizade entre as cidades-Estado gregas, invadiram a região por uma planície próxima de Atenas e acabaram sendo derrotados ali mesmo.

Dez anos depois sob o comando de Xerxes, os persas voltaram a atacar os gregos na segunda Guerra Médica. Atacaram por terra, onde venceram os espartanos, e por mar, onde foram vencidos pelos atenienses. Recuaram e finalmente foram derrotados por atenienses e espartanos. As colônias foram libertadas e o Tratado de Susa proclamou a paz entre gregos e persas.

Com o fim das Guerras Médicas, Atenas garantiu sua hegemonia na Grécia, já que a mesma era líder da Liga de Delos, isto é, uma organização composta por todas as cidades gregas, cujo objetivo era reunir armamento, navios, ouro e soldados para poder combater os persas. Como o objetivo havia sido conquistado, não seria mais necessária a liga, mas Atenas não permitiu isso.

Se a liga acabasse, as doações de ouro, entre outros, cessariam e os atenienses entrariam em crise, pois tinham alcançado grande desenvolvimento com as riquezas recebidas.

Os atenienses, então, passaram a cobrar obrigatoriamente impostos sobre as cidades aliadas. Aquela que se revoltasse seria atacada e destruída.


No século V a.C., Péricles, sobrinho de Clístenes, assume o poder de Atenas e com os impostos arrecadados, investe na construção de templos e monumentos e incentiva a arte. Este período ficou conhecido como o "Século de Ouro". Os resultados foram o crescimento de empregos, melhor qualidade de vida e maior embelezamento da cidade.

Esparta, revoltada com o poderio ateniense, resolve criar sua própria liga, reunindo cidades da península do Peloponeso, além de outras cidades revoltadas. A liga ficou conhecida como Liga do Peloponeso.

Tudo isso culminou na Guerra do Peloponeso, a qual trouxe muita destruição e cuja vencedora foi Esparta. A cidade, a partir de então, alcançou a hegemonia da Grécia e assim como Atenas, foi fortemente imperialista.

Dentro deste contexto, surge uma força proveniente da cidade de Tebas, a qual se aproveita da situação de crise entre as duas grandes cidades-Estado gregas para atacar Esparta e derrotá-la com as chamadas falanges, isto é, um grupo de tropas formado por 16.384 soldados. Uma das maiores causas pela qual Esparta perdeu para Tebas, foi que ao mesmo tempo do conflito, os escravos da cidade estavam formando uma rebelião.
Tebas rapidamente perdeu sua hegemonia, já que atenienses e espartanos se uniram para atacá-la.

Todas essas guerras levaram a um enfraquecimento geral da Grécia, o qual contribuiu para fáceis ataques estrangeiros. E, sendo assim, a Macedônia, sob comando de Felipe II, conquistou-a.

Alexandre Magno, filho de Felipe, sucedeu o pai e aumentou os domínios macedônicos, atingindo o Egito, onde foi recebido como filho do deus Amon-Ra, Fenícia, Pérsia, onde foi coroado rei dos persas, Israel e Índia. Possuiu um dos maiores impérios da humanidade, estabeleceu a capital na Babilônia, onde morreu de febre aos 33 anos de idade.
Obs.: A primeira imagem representa a ilha de Delos, sede da Liga de Delos. A segunda representa uma estátua de Péricles, o responsável pelo "Século de Ouro". A terceira imagem representa uma moeda com o rosto de Alexandre, O Grande ou Magno.

4 comentários:

  1. Boa Matéria, bem explicada, detalhada e objetiva.

    Deus Abençoe seu dom para a escrita.

    Rogério Viana.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu trabalho continua assim que vc vai longe !!

    ResponderExcluir
  3. Muito objetivo, gostei !
    queria saber sobre a religião grega noperíodo clássico . que tivesse um aexplicação bem completa .
    Obrigada .

    ResponderExcluir