17 de junho de 2009

Roma: A Crise da República

Ocorreu uma crise que levou a República ao fim, devido às grandes conquistas militares romanas, as quais levaram a desintegração das instituições políticas vigentes. A crise cresceu ainda mais, pois ao mesmo tempo estava ocorrendo uma guerra civil dentro da cidade. A guerra civil foi formada devido às disputas entre as camadas sociais. Várias forças estavam se confrontando:
Os patrícios procuravam manter a República e seus privilégios; os cavaleiros ou homens novos queriam o controle do poder; os clientes eram apenas instrumentos dentro da luta política; e o Exército era um grande instrumento político na mão dos generais.

Os primeiros sinais da crise surgiram com as propostas dos irmãos Graco. Pretendiam realizar uma reforma agrária para libertar a plebe da submissão.

Tibério Graco foi eleito tribuno da plebe e fez a primeira proposta de reforma, que consistia na redistribuição, entre os mais pobres, das terras pertencentes ilegalmente aos patrícios. Enfrentou grande oposição e acabou assassinado.
Mais tarde, Caio Graco foi reeleito tribuno da plebe e deu início à reforma agrária e instituiu a Lei Frumentária, a qual consistia na redução do preço do trigo, facilitando o seu consumo pelos plebeus. Caio Graco sofreu grande oposição e acabou pedindo para que um escravo o matasse.

Aos poucos, o Exército foi deixando de apoiar a República e os vários grupos em que era dividido, converteram-se em uma única organização permanente, onde os soldados deviam lealdade apenas aos seus generais.

Com suas conquistas militares, o general Caio Mário recebeu grande admiração e acabou sendo eleito cônsul por várias vezes, o que não era legal. Com sua morte, o general Sila assume o poder e se consagra ditador com poderes ilimitados.
Sila inicia uma grande repressão contra os cavaleiros e as camadas populares, com o objetivo de reconquistar os privilégios da elite e do Senado, os quais foram reduzidos durante a época de Caio Mário. Com a morte de Sila, a fase de ditadura militar revelou a fraqueza da República e elevou o poder do Exército e da plebe.
Os Triunviratos:
Júlio César, Pompeu e Crasso, grandes vitoriosos em campanhas militares, formaram o Primeiro Triunvirato. Tinham o apoio do Exército e assumiram o poder em Roma, reduzindo a autoridade do Senado.
Crasso foi morto em uma guerra na Síria. E mais tarde, enquanto César combatia na Gália, o Senado elegeu Pompeu como único cônsul e defensor da República. César foi retirado do comando do Exército, e por esse motivo invadiu a cidade com suas tropas. Pompeu refugiou-se e mais tarde foi assassinado.
Após se aliar à Cleópatra do Egito, César retorna a Roma e instaura uma ditadura. Tinha o interesse de implantar a hereditariedade do poder e sofreu uma conspiração. Em 15 de Março de 44 a.C. foi assassinado numa reunião por vários senadores, liderados por Brutus e Cássio. Foi quando disse a memorável frase: "Até tu, Brutus, filho meu? "
Sim, Brutus era filho adotivo de Júlio César.

Logo após é formado o Segundo Triunvirato. Formado pelo general Marco Antônio, Caio Otávio, que era sobrinho de César e Lépido. Os senadores que conspiraram contra César são perseguidos e depois mortos.
Os triúnviros decidiram dividir as províncias entre si: Marco Antônio ficou com o Oriente, Caio Otávio com o Ocidente e Lépido com a África. Devido a rivalidade entre eles, iniciciaram-se várias disputas. Caio Otávio afasta Lépido e vence Marco Antônio, que se suicida junto com Cleópatra, e se apodera do Egito. Os tesouros garantidos propiciam-lhe um exército mais forte e os celeiros cheios de trigo são usados para alimentar a plebe em seu nome.
Quando retorna a Roma, é recebido como salvador da República, mas a verdade é que instalava-se o Império.
Obs.: A primeira imagem representa o Exército de Roma, a segunda representa os irmãos Graco e a terceira o assassinato de Júlio César dentro do Senado.

8 comentários:

  1. Isso é a crise que aconteceu no império romano?

    ResponderExcluir
  2. É a crise que ocorreu no sistema republicano de Roma. Com a crise da república surgiu o Império Romano,isto é, governado por um único imperador!

    ResponderExcluir
  3. ficou uma merda!!
    nao fala nada sobre a crise da republica romana
    procure se informar melhor depois poste uma coisa que tenha nexo!!!

    ResponderExcluir
  4. não não.. 'Tete', vc tem toda a razão. Fala sobre a crise americana pós quebra da bolsa de NY em 1929. ;)

    ResponderExcluir
  5. Parabéns o seu texto esta ótimo, de fácil compreensão um recorte histórico.

    ResponderExcluir
  6. O texto ficou bem elaborado , a compreensão ficou muito bom , realmente nao achei defeito ,e me ajudou muito tambem. Obrigada por ter me ajudado e parabens...

    ResponderExcluir