15 de setembro de 2009

Baixa Idade Média e Cruzadas


A Baixa Idade Média inicia-se no século XII e segue até o XV. É caracterizada pela transição do feudalismo para o capitalismo, além da ocorrência das cruzadas.

A partir da crise do feudalismo, nascem novos ideais econômicos, como a ideia do lucro, a economia de mercado e o processo de acumulação de capitais, os quais são elementos básicos do capitalismo.

A crise do feudalismo surgiu a partir do grande crescimento poupulacional. O sistema não era capaz de abastecer o grande contingente de pessoas, já que a economia dos feudos era de subsistência e havia poucas terras cultiváveis necessárias ao abastecimento de todos os indivíduos. Portanto, foi necessário modernizar as técnicas agrícolas para aumentar a produção.

O cresimento populacional além de estimular o aumento da produtividade, gerou um grande contingente de mão de obra ociosa. Portanto era necessário aumentar as fronteiras, surgindo, então, a ideia de que deveria-se tomar a terras dos infiéis (islâmicos) e ocupá-las em nome de Deus.

A crise do império Árabe, que fora dividido em califados conflitantes, levou a redução da expansão árabe na Europa e estimulou a reação cristã por meio das Cruzadas. O Mar Mediterrâneo, que era totalmente controlado pelos árabes, voltou a ser navegado pelos europeus cristãos, renascendo o comércio entre Ocidente e Oriente.
A partir de então, a sociedade feudal passou por inúmeras mudanças, como a chegada de produtos orientais desconhecidos; a falta de terras a serem divididas entre as famílias dos senhores, que levou os filhos a se juntarem a cavalaria; antigos servos viraram artesãos nos núcleos urbanos...

A forte religiosidade da época influenciou a formação de grupos para conquistar a terra santa (Palestina) e a cidade santa (Jerusalém), além da necessidade de combater os infiéis islâmicos, levaram a criação das Cruzadas.

As Cruzadas foram grandes expedições empreendidas pela Igreja, que pretendia conquistar territórios em nome de Deus. Ocorreram 8 Cruzadas, as quais foram marcadas por pequenas conquistas, que logo eram dissolvidas.

Estas expedições foram, afinal, um grande fracasso militar, porém trouxeram alguns benefícios para os europeus: A quebra da hegemonia árabe sobre o Mediterrâneo, o desenvolvimento comercial e o surgimento de cidades.
Obs.: A primeira imagem representa uma mapa das principais cruzadas, repare a ligação das linhas a região da Palestina. A segunda imagem mostra alguns cavaleiros templários, os quais tiveram ordem da igreja de lutarem nas cruzadas. A Ordem dos Templários durou dois séculos, já que a própria Igreja os dissolveu devido ao grande poder conquistado pelos cavaleiros.

Um comentário: