25 de setembro de 2009

Renascimento Urbano

Como já foi dito, os centro urbanos surgiram a partir das fortalezas e castelos da Idade Média.
E ali se constituíram os mercados, onde os mercadores possuíam segurança, mas eram controlados pelo senhor feudal, o qual tentava a todo custo relacionar o crescente capitalismo ao sistema feudal. O choque era inevitável!

A partir do século XII, Baixa Idade Média, com o crescimento urbano e o desenvolvimento das ideias capitalistas, os mercadores passaram a exigir maior poder e, então, exigiam sua liberdade diante dos senhores. Assim surgiram as cartas de franquia, que exigiam a independência das cidades.
Com a independência das cidades e o aumento do mercado consumidor, surgiram novas organizações, como as oficinas. As oficinas eram locais onde havia a produção artesanal, e o trabalho era dividido entre o mestre-artesão, os aprendizes e os jornaleiros, que realizavam serviços temporários que se acumulavam.

O desenvolvimento das oficinas levaram a formação de corporações de ofício, que procuravam manter o monopólio da sua produção e do mercado local, eliminando os concorrentes.
Com o passar do tempo as corporações tornaram-se a direcionadora da economia urbana, monopolizando todo o comércio da região.
Obs.: A imagem representa uma típica cidade medieval.

2 comentários: