18 de novembro de 2009

Expansão e Colonização Francesa

A expansão marítima francesa é, assim como a inglesa, considerada tardia, devido ao seu envolvimento na Guerra dos Cem Anos. Somente na segunda metade do século XV iniciaram-se as navegações que contribuíram para a formação de um Império Colonial na América. O objetivo da França era encontrar uma rota para a Ásia.
Utilizaram da pirataria contra a frota dos ibéricos (portugueses e espanhóis) ou ataques a vilas da América luso-espanhola para conseguir seus objetivos.

No século XVI começaram as expedições para o Novo Mundo, onde foi explorada a foz do Rio São Lourenço e tentado fundar uma colônia de povoamento na região que ficou conhecida como "França Antártica" (atual Rio de Janeiro).
Logo em seguida iniciaram-se as guerras de religião na França, o que travou as expedições marítimas, sendo retomadas no século XVII com a fundação de Québec, no Canadá. Nesta região desenvolveu-se, em parceria com os indígenas, o comércio de peles. A Companhia de Comércio Nova França recebeu o monopólio do comércio de peles e comprometeu-se a povoar o Canadá.
Com a descoberta dos Grandes Lagos e a foz do rio Mississipi, foi possível chegar a nascente do Mississipi e anexar territórios que posteriormente foram chamados de Lousiana.

No reinado de Luis XIV, o ministro Colbert extinguiu a Companhia Nova França, tornando o Canadá uma província do Império. Criou a Companhia das Índias Ocidentais, que explorou as pequenas Antilhas da América Central, porém, com a ineficiência da companhia o domínio foi passado ao Estado, que produziu tabaco, algodão, açúcar, cacau e madeiras tintoriais nas Antilhas.

O declínio do Império Francês na América iniciou com as constantes e inevitáveis tensões com os ingleses durante a colonização da América do Norte, já que a ocupação francesa limitava a expansão inglesa.
Entre 1756 a 1763, eclodiu a Guerra dos Sete Anos entre França e Inglaterra tanto na América quanto na Europa.
A derrota da França arrecadou no Tratado de Paris, que oficializou sua perda do Canadá, pequenas Antilhas e leste do Rio Mississipi.

6 comentários:

  1. muito interessante ein, me ajudou e muito no meu trabalho de história, beijinhos :3

    ResponderExcluir
  2. Ajudou muito, parabéns, postagem muito legal, estava fazendo um trabalho de história sobre o assunto e finalmente achei o que queria, Beijinhoos :*

    ResponderExcluir
  3. Necessito de uma foto do VAPOR FRANCES DIVONA de 1912, se alguém tiver me envie - amfpumps@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. mt top, me ajudou mt, bem resumido... bem l

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada, me ajudou muito na complementação da matéria da faculdade. Parabéns pela sua iniciativa.

    ResponderExcluir