29 de março de 2009

Fenícia

A civilização da Fenícia existiu onde atualmente está localizado o estado do Líbano, compreendida na direção oeste pelo Mar Mediterrâneo e na leste por montanhas. Apesar de se situar numa região conhecida como Crescente Fértil, as terras não eram propícias a agricultura, exceto na pequena parte do vale do rio Jordão.

Por esta razão e com o crescimento populacional da civilização, os fenícios tiveram de desenvolver novas atividades para a sua sobrevivência. Foi então que, aproveitando-se da grande quantidade de Cedros, árvore de madeira ideal para a construção de embarcações, eles desenvolveram uma grande indústria naval, começaram a pescar e realizavam o transporte de diversas mercadorias a serviço de outras civilizações como a egípcia e babilônica.

Os fenícios foram verdadeiros comerciantes marítimos, sendo esta sua principal atividade econômica. A partir de suas navegações eles atingiram as costas do norte da África e da Península Ibérica, onde fundaram várias colônias como Cartago, Sicília e Cádiz. Sabe-se que os Fenícios conheciam rotas estratégicas e atalhos marítimos como ninguém.

Foram responsáveis pela criação do alfabeto fonético que deu origem ao nosso alfabeto atual, (só para se ter ideia da importância da invenção). O alfabeto fonético foi criado para facilitar o registro de mercadorias, melhorando o intercâmbio entre outros povos.

Sobre a política da Fenícia sabe-se que eles não viveram como uma nação centralizada, isto é, com um poder central. Mas num regime de cidades-Estado, ou seja, grandes cidades independentes que eram controladas pelos maiores comerciantes, as principais cidades eram Biblos, Sidon e Tiro. Eram divididos em classes sociais, os superiores eram comerciantes, donos de terras e sacerdotes e os inferiores eram artesãos, camponeses e escravos.
A religião era basicamente o politeísmo, ou seja, a crença em vários deuses. A mesma tinha um caráter violento, pois eram realizados muitos sacrifícios, principalmente de crianças, para deuses protetores conhecidos como Baal. Cada cidade tinha o seu Baal, além de haver a crença em algumas divindades menores. O culto público era realizado pelo clero.

Mais tarde a Fenícia fora conquistada pelos Assírios, exceto a cidade de Tiro, a qual posteriormente fora conquistada pela Macedônia.

Obs.: A imagem representa o estilo de embarcação desenvolvido pelos fenícios.

3 comentários:

  1. Joãoo....vc salvo a minha vidaa
    quer dizer...a minha notaa..
    na primeira prova eu não fui muito
    bem pois como vc mesmo disse
    história é uma matéria muito difícil de se estudar, pois contém muitas informações.
    brigadaa mesmoo....pois sinto que irei bem
    na provaa...beijos
    ducheze

    ResponderExcluir
  2. joão, muito obrigada, você me salvou tambem, otimo isso que voce ta fazendo viu, muito bacana, as pessoas podiam seguir mais o seu exemplo!
    beijos, amanda barros

    ResponderExcluir
  3. João Muiiiito obrigadaa..!
    Você é um meniino muiito Bom..tenho certeza que vai receber em dobro..!
    Parabens pela atitude!

    Beiijos
    Diih

    ResponderExcluir