31 de março de 2009

Israel

O povo Hebreu tem origem de uma região próxima a cidade de Ur na Mesopotâmia. Onde viviam em clãs, isto é, um grupo de famílias comandadas por um patriarca. O patriarca, além de chefe da família, era considerado juiz e sacerdote, sendo Abraão o mais importante deles.
Abraão, por ordem de Deus, migrou para Canaã, a terra prometida. Só que apesar das terras serem irrigadas pelo rio Jordão, grande parte da área era seca, com poucas chuvas e clima bastante quente. Por esta razão os hebreus migraram para o Egito, aproveitando que o mesmo se encontrava sob domínio dos hicsos. Tempo depois os egípcios expulsaram os hicsos e escravizaram os hebreus.
Moisés foi o responsável por liderar os hebreus durante o Êxodo, isto é, a saída do Egito de volta para Canaã, a terra dos antepassados. Moisés fora a pessoa escolhida por Deus para liderar o povo, cuja retirada, segundo a bíblia, só fora possível após as 10 pragas lançadas sobre o Egito.
Durante a reconquista da antiga terra, batalhas foram travadas contra os filisteus e cananeus, e os juízes, que eram chefes militares e religiosos, lideraram os hebreus.
Após a vitória e reconquista da terra, instituiu-se o poder centralizado, isto é, o poder estava nas mãos de um único rei. O primeiro foi Saul, depois Davi, o qual ordenou levar a Arca da Aliança, onde estavam guardadas as tábuas dos 10 mandamentos, para a capital Jerusalém e por último, o rei Salomão, o qual recebeu grande sabedoria de Deus. Apesar de grande sabedoria, Salomão mandou construir um suntuoso templo para abrigar a Arca da Aliança, a obra foi tão cara que ocasionou um déficit na economia, isto é, o gasto foi maior do que o valor da produção total dos hebreus, gerando alto prejuízo.
Com a morte de Salomão ocorreu o Cisma, ou seja, a divisão do reino em 10 tribos de Isrel ao norte e 2 tribos de Judá ao sul. As tribos do norte foram conquistadas pelos assírios e se perderam. Posteriormente as tribos do sul foram conquistadas pelo 2° Império Babilônico e sua capital Jerusálem destruída , além de terem sidos levados à mesopotâmia e só voltando quando os persas conquistaram a Babilônia e autorizaram seu retorno.
Voltando para Canaã, restauraram o reino . Mas logo foram conquistados pela Macedônia e posteriormente anexados ao império Romano, sendo considerados a província mais rebelde do império, pois em momento algum os judeus se submeteram a obedecer as ordens religiosas de Roma, onde deveria se adorar o imperador. O que ocasionou na destruição de Jerusálem pelo general Tito Flávio, e na dispersão do judes pelo mundo, conhecida como Diáspora.

*Note que a partir da divisão do reino em tribos com a morte de Salomão, os hebreus que vivem no norte são chamados de israelitas, e os do sul de judeus. Lembrando que os israelitas se dispersaram sobrando apenas os judeus.


Em 1948, a ONU criou o moderno estado de Israel para os judeus, na mesma região onde viviam seus antepassados, atualmente conhecida como Palestina.
Sobre a economia dos hebreus primitivos sabe-se que foi bastante precária e baseada no pastoreio.
A religião, como pôde ser percebida, foi o laço que mantém até hoje este povo vivo. A sua forte crença monoteísta, ou seja, a crença em um único deus, criou inúmeras práticas religiosas, estruturadas a partir dos 10 mandamentos e do Pentateuco, os 5 primeiros livros do Antigo Testamento escritos por Moisés.


Obs.: A primeira imagem representa o Muro das Lamentações; e a segunda a bandeira do atual estado de Israel.

3 comentários:

  1. obrigada novamente joão, você é um anjo *-*
    beijos, amanda barros

    ResponderExcluir
  2. pode deixar, nao deixei de estudar a apostila e fazer o meu tc, mas seu texto me ajudou

    ResponderExcluir
  3. A João pode deixar..eu estudei já a apostila e meu tc..mas seu texto clareou muito minha mente ;)
    Brigadão novamente!

    ResponderExcluir