31 de março de 2009

Pérsia

O antigo império Persa corresponde ao atual Irã, localizado no planalto Iraniano. A região é formada em grande parte por vales, pouco irrigada e desértica. Originalmente tribos de pastores ocuparam a região, as quais formaram o Império da Média ao norte e o Império da Pérsia ao sul.

Posteriormente ocorreu a unificação destes reinos pelo rei persa Ciro. Ciro conquistou também o 2° Império Babilônico e permitiu que os hebreus que estavam exilados ali, retornassem a sua terra Canaã. Ele permitiu que os reinos que havia conquistado, continuassem seguindo sua própria cultura e religião, mostrando sua bondade quanto aos outros povos. Seu filho Cambises conquistou o Egito, mas morreu quando voltava para a Pérsia a fim de resolver uma revolta.

Depois veio o rei Dario I, cujo governo atingiu o auge do império. Seu domínio era muito grande e aumentou seu poder perante a população, consagrando-se um rei semidivino. Dario I dividiu o reino em satrapias, isto é, regiões administrativas comandadas pelos sátrapas, os quais eram vigiados por funcionários reais, "Os olhos e ouvidos do rei". Dario I também cunhou uma moeda com sua efigie, chamada dárico. Também estimulou o comércio e agricultura. Houve construção de várias estradas por toda Pérsia e grande policiamento por elas. Durante seu governo envolveu-se numa disputa contra os gregos, conhecida como Guerras Médicas, onde acabaram derrotados.
Xerxes, filho de Dario I, novamente tentou atacar a Grécia mas perdeu, isto levou a decadência do Império. Mais tarde gregos e macedônicos atacaram todo o império Persa, levando ao seu fim.

Sobre sua religião, sabe-se que ocorreu o Dualismo. Esta crença foi criada por Zoroastro que escreveu o Zend-Avesta, o livro sagrado. Dualismo é a crença em dois deuses, um do bem e outro do mal. Acreditava-se que estes deuses viviam em conflito para ter o controle das ações humanas e os homens praticavam o bem para ajudar o deus bom.

Obs.: A imagem representa ruínas do Império Persa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário