5 de maio de 2009

Grécia: Pré-Homérica e Homérica


A Grécia está localizada ao sul da Península Balcânica. E é compreendida por sua área continental, pela Península do Peloponeso e por várias ilhas no Mar Egeu. Seu clima é seco e as chuvas são raras, a região é bastante montanhosa, sobrando muito poucas planícies e áreas férteis. Apesar disso a economia grega era baseada na pecuária, além da agricultura, onde havia o cultivo de vinhas, oliveiras, trigo e cevada. Por possuir um vasto litoral e muitas ilhas próximas entre si, os gregos desenvolveram uma forte marinha.

A partir do segundo milênio a.C., povos nômades arianos migraram para a Grécia, sendo os aqueus os primeiros a chegarem. Quando estes chegaram na Península Balcânica, encontraram os pelasgos, povo bastante primitivo, no qual se integraram e fundaram inúmeros núcleos urbanos, principalmente, Micenas, Tirinto e Argos.

Os habitantes que viviam na ilha de Creta fundiram sua cultura com a dos micenos, dando origem a civilização creto-micênica.
Mais tarde chegaram novos povos nômades que se "enturmaram" pacificamente ao povo grego. Isto acarretou ao aumento da população e ao fim da talassocracia cretense, isto é, ao fim da supremacia marítima dos cretenses. Cnossos, a cidade mais importante de Creta, foi totalmente destruída. E Micenas continuou com sua expansão pelo Mar Egeu chegando até a destruição de Tróia, de acordo com o livro Ilíada de Homero.

No auge da expansão micênica, a Grécia é invadia pelos dórios. Muitas cidades foram destruídas, causando a primeira Diáspora Grega, ou seja, a dispersão de gregos para regiões mais afastadas.
No interior da Grécia as pessoas começaram a viver em genos, isto é, comunidades familiares sob o comando do pater familias.

A partir do momento em que os gregos passaram a viver em genos, dá-se o início do Período Homérico, assim chamado por ser estudado através dos relatos de Homero no livro Ilíada e Odisséia.

Ao morrer, o pater familias é sucedido por seu primogênito e assim sucessivamente. Todo o trabalho e produção dentro dos genos eram divididos e distribuídos igualmente entre os familiares, não ocorrendo desigualdade social, excet0 por uma relativa superioridade que havia entre os parentes mais próximos do pater familias e consequente inferioridade entre os parentes mais distantes do mesmo. O pater tinha a função de cultuar os antepassados, controlar a justiça e comandar o exército dos genos.

Com o passar do tempo, a população aumentava, mas a produção agrícola não via o mesmo crescimento, graças as técnicas arcaicas e a falta de terras férteis. Por esta razão, houve a desintegração dos genos e a divisão das terras, que antes eram coletivas, entre os membros da comunidade. Os parentes mais próximos do pater familias recebiam as melhores terras e foram chamados de eupátridas, os mais afastados recebiam as piores terras e foram chamados de georgoi, mas ainda teve quem não recebesse nenhuma terra, estes eram chamados de thetas.
Como vocês podem imaginar, os eupátridas, é claro, ficaram com o poder político e formaram uma poderosa aristocracia, ou seja, formaram a elite que controlava tudo. Um grupo de aristocratas formavam a fratria e um grupo de fratrias formava uma tribo.

Com a união de várias tribos, formaram-se a pólis ou cidade-Estado. A Grécia viu serem fundadas 160 cidades-Estado em seu território. Inicialmente a pólis era governada por um rei, mas quando este tentava conseguir maior poder, os eupátridas afastavam-no e substituíam-no por Arcontes, os quais eram juízes que eram sempre renovados anualmente.

Logo depois inicia-se o Período Arcaico, onde há o desenvolvimento das cidades-Estado, em especial das cidades de Atenas e Esparta. E a ocorrência da segunda Diáspora Grega, causada pelo crescimento populacional, a falta de alimento e terras férteis para a agricultura e o interesse pela dominação de outras regiões. O que levou a colonização de várias áreas pela Bacia do Mediterrâneo.
Obs.: A primeira imagem é a majestosa e divina Grécia, tente achar a ilha de Creta e a Península do Peloponeso. A segunda imagem é do Palácio de Cnossos (pelo menos o que restou dele). A terceira é o busto de Homero.

Um comentário: